sábado, 17 de novembro de 2012

APAIXONAR-SE POR LEITURA COM GIBI...

 Com ajuda da tia Simone do 5º ano, que estava com um projeto de gibis na sua sala,  propus aos meus alunos, do 4º, lermos gibis, pois lembrei-me de que, quando eu, da idade deles, era apaixonada pelos gibis da turma da Mônica, Pateta, Tio Patinhas e outros... Foi uma experiência super legal, primeiro conversamos com os alunos sobre a criação, lá no passado, de histórias em quadrinhos, quando ainda era proibido ler em sala de aula... Tia Simone deu uma volta ao passado com as crianças sobre essa assunto! Eles ficaram interessadíssimos!
Em seguida, pedimos que abrissem o site Portal da Turma da Mônica, procurassem as tirinhas, que são história breves, e lessem quantas quisessem...  O mais legal foi na hora de parar pra ir pro próximo passo... quem disse que eles queriam parar de ler?
Bem, passado o tempo, fomos para a aplicação do QUIZ sobre os gibis
de um modo geral, aí foi hora de os alunos do 5º ano monitorarem os do 4º... foi muito bom! Entramos no V-class, a professora ia lançando as perguntas e as crianças iam respondendo e fazendo contagem regressiva e uma festa ao acertarem a resposta, a sala ficou uma "bagunça saudável!"!  
Daí foi a hora de perguntar quem queria pegar gibi emprestado na gibiteca do 5º ano pra ler em casa... quase todos pegaram e queriam mais gibis, pois apresentamos os Mangás, Turma da Mônica jovem, Luluzinha Teen e já saiu até a edição nova: O casamento da Mônica com o Cebolinha!!! Foi uma experiência sensacional! E como bem disse a minha amiga Simone, foi só pra melhorar o que já era MUITO BOM!!!!          

Nenhum comentário:

Postar um comentário